"/>Dicas para fazer uma boa compra pela internet – Botelho & Botelho | Advogados Associados
Entre em Contato

Endereço: Av. Nilo Peçanha, 50, Grupo 912, Centro – Rio de Janeiro.

Fax/Tel: (21) 3083-1508
Email: [email protected]

Seja Bem vindo a Botelho & Botelho | Advogados Associados

Entre em contato (21) 2524-8956

Botelho & Botelho | Advogados Associados

DICAS PARA FAZER UMA BOA COMPRA PELA INTERNET Dentre as muitas facilidades que a internet oferece, podemos citar as compras online. Sem filas, facilidade de pagamento, economia de tempo, e até mesmo adquirir um produto que não é comercializado no Brasil. Essas são algumas das vantagens do comércio virtual. Devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19), as compras pela internet cresceram exponencialmente. Comprar pela internet virou rotina para milhares de brasileiros, até mesmo para aqueles que não tinham esse costume. Por esta razão, separamos 5 dicas essenciais para aqueles que desejam comprar pela internet com segurança e tranquilidade. 1. Saiba de quem está comprando Verifique se o site da loja onde deseja comprar possui informações como: CNPJ, telefone para contato, endereço físico e canais de atendimento ao consumidor (e-mail, chat, etc.). Normalmente tais informações podem ser encontradas no rodapé da página. Tenha cuidado se o site exibir apenas um número de celular como forma de contato. 2. Verifique se a conexão é segura É obrigação do fornecedor utilizar mecanismos de segurança para proteger os dados dos consumidores. Ao realizar uma compra pela internet, verifique se o site tem um símbolo de cadeado ou chave no canto superior esquerdo da tela. Se sim, clique em cima deste símbolo para aparecer o certificado de segurança da página. Este certificado informa que o site está seguro e que os dados dos consumidores estão protegidos. 3. Preços Antes de adquirir um produto, pesquise seu preço em outros sites e lojas concorrentes. Desconfie de preços excessivamente mais baixos, pois pode se tratar de golpe. Saiba qual é a faixa de preço do produto desejado. 4. Reputação do fornecedor Procure saber do histórico da loja virtual em sites, redes sociais ou até mesmo nas listas disponibilizadas pelos Procons. Leia atentamente os depoimentos de outros consumidores e as reclamações eventualmente registradas. 5. Prazo de entrega Antes de realizar a compra, verifique o prazo de entrega do produto. Certifique-se também se os correios ou transportadoras estão trabalhando normalmente em sua região. Devido a pandemia, o número de atrasos cresceu de forma assustadora, sobretudo quando o envio é feito pelos correios. 6. Pós-venda O pós-venda é extremamente importante para o consumidor. Não jogue fora a Nota Fiscal. Em se tratando de compras pela internet, é normal que a mesma seja encaminhada por e-mail ou disponibilizada no site da loja em que o produto foi adquirido. Em caso de defeitos, o consumidor precisa ter acesso aos dados constantes da Nota Fiscal. Tomando tais cuidados, as chances de cair em um golpe são pequenas, apesar dos riscos que a internet oferece. Se mesmo assim você teve problema, busque a orientação de um advogado especializado e de sua confiança.

Dicas para fazer uma boa compra pela internet

Dentre as muitas facilidades que a internet oferece, podemos citar as compras online. Sem filas, facilidade de pagamento, economia de tempo, e até mesmo adquirir um produto que não é comercializado no Brasil. Essas são algumas das vantagens do comércio virtual.

Devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19), as compras pela internet cresceram exponencialmente. Comprar pela internet virou rotina para milhares de brasileiros, até mesmo para aqueles que não tinham esse costume.

Por esta razão, separamos 5 dicas essenciais para aqueles que desejam comprar pela internet com segurança e tranquilidade.

  1. Saiba de quem está comprando

Verifique se o site da loja onde deseja comprar possui informações como: CNPJ, telefone para contato, endereço físico e canais de atendimento ao consumidor (e-mail, chat, etc.). Normalmente tais informações podem ser encontradas no rodapé da página. Tenha cuidado se o site exibir apenas um número de celular como forma de contato.

  1. Verifique se a conexão é segura

É obrigação do fornecedor utilizar mecanismos de segurança para proteger os dados dos consumidores. Ao realizar uma compra pela internet, verifique se o site tem um símbolo de cadeado ou chave no canto superior esquerdo da tela. Se sim, clique em cima deste símbolo para aparecer o certificado de segurança da página. Este certificado informa que o site está seguro e que os dados dos consumidores estão protegidos.

  1. Preços

Antes de adquirir um produto, pesquise seu preço em outros sites e lojas concorrentes. Desconfie de preços excessivamente mais baixos, pois pode se tratar de golpe. Saiba qual é a faixa de preço do produto desejado.

  1. Reputação do fornecedor

Procure saber do histórico da loja virtual em sites, redes sociais ou até mesmo nas listas disponibilizadas pelos Procons. Leia atentamente os depoimentos de outros consumidores e as reclamações eventualmente registradas.

  1. Prazo de entrega

Antes de realizar a compra, verifique o prazo de entrega do produto. Certifique-se também se os correios ou transportadoras estão trabalhando normalmente em sua região. Devido a pandemia, o número de atrasos cresceu de forma assustadora, sobretudo quando o envio é feito pelos correios.

  1. Pós-venda

O pós-venda é extremamente importante para o consumidor. Não jogue fora a Nota Fiscal. Em se tratando de compras pela internet, é normal que a mesma seja encaminhada por e-mail ou disponibilizada no site da loja em que o produto foi adquirido. Em caso de defeitos, o consumidor precisa ter acesso aos dados constantes da Nota Fiscal.

Tomando tais cuidados, as chances de cair em um golpe são pequenas, apesar dos riscos que a internet oferece. Se mesmo assim você teve problema, busque a orientação de um advogado especializado e de sua confiança.

Post a Comment