
Dicas para fazer uma boa compra pela internet
Dentre as muitas facilidades que a internet oferece, podemos citar as compras online. Sem filas, facilidade de pagamento, economia de tempo, e até mesmo adquirir um produto que não é comercializado no Brasil. Essas são algumas das vantagens do comércio virtual.
Devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19), as compras pela internet cresceram exponencialmente. Comprar pela internet virou rotina para milhares de brasileiros, até mesmo para aqueles que não tinham esse costume.
Por esta razão, separamos 5 dicas essenciais para aqueles que desejam comprar pela internet com segurança e tranquilidade.
- Saiba de quem está comprando
Verifique se o site da loja onde deseja comprar possui informações como: CNPJ, telefone para contato, endereço físico e canais de atendimento ao consumidor (e-mail, chat, etc.). Normalmente tais informações podem ser encontradas no rodapé da página. Tenha cuidado se o site exibir apenas um número de celular como forma de contato.
- Verifique se a conexão é segura
É obrigação do fornecedor utilizar mecanismos de segurança para proteger os dados dos consumidores. Ao realizar uma compra pela internet, verifique se o site tem um símbolo de cadeado ou chave no canto superior esquerdo da tela. Se sim, clique em cima deste símbolo para aparecer o certificado de segurança da página. Este certificado informa que o site está seguro e que os dados dos consumidores estão protegidos.
- Preços
Antes de adquirir um produto, pesquise seu preço em outros sites e lojas concorrentes. Desconfie de preços excessivamente mais baixos, pois pode se tratar de golpe. Saiba qual é a faixa de preço do produto desejado.
- Reputação do fornecedor
Procure saber do histórico da loja virtual em sites, redes sociais ou até mesmo nas listas disponibilizadas pelos Procons. Leia atentamente os depoimentos de outros consumidores e as reclamações eventualmente registradas.
- Prazo de entrega
Antes de realizar a compra, verifique o prazo de entrega do produto. Certifique-se também se os correios ou transportadoras estão trabalhando normalmente em sua região. Devido a pandemia, o número de atrasos cresceu de forma assustadora, sobretudo quando o envio é feito pelos correios.
- Pós-venda
O pós-venda é extremamente importante para o consumidor. Não jogue fora a Nota Fiscal. Em se tratando de compras pela internet, é normal que a mesma seja encaminhada por e-mail ou disponibilizada no site da loja em que o produto foi adquirido. Em caso de defeitos, o consumidor precisa ter acesso aos dados constantes da Nota Fiscal.
Tomando tais cuidados, as chances de cair em um golpe são pequenas, apesar dos riscos que a internet oferece. Se mesmo assim você teve problema, busque a orientação de um advogado especializado e de sua confiança.